quarta-feira, 30 de abril de 2014

O que é o impulso nervoso?

por Fabio Dias Magalhães




Os sistemas nervoso e endócrino coordenam os outros  sistemas e essa coordenação depende de sinalização. O sinal do sistema endócrino é o hormônio, enquanto o sinal do sistema nervoso é o impulso nervoso.  O impulso nervoso é gerado, conduzido e transmitido pelo neurônio.

O neurônio é composto de dendritos, corpo celular e axônio.  O impulso nervoso é gerado no dendrito e é conduzido até o axônio, que o transmite para um outro neurônio ou um  órgão alvo , induzindo uma resposta biológica.




Despolarização e repolarização

O impulso nervoso é uma troca de cargas na membrana, que percorre a célula. Fala-se que o potencial da membrana é negativo. No impulso nervoso  ions positivos sódio entram na célula por causa da abertura de canais, e isso muda o potencial de positivo para negativo, esse fenômeno é chamado de despolarização. Observe a figura abaixo:

Observe, no detalhe do circulo, que a entrada de cátions Na+ altera o potencial de menbrana, que se torna positivo ( na face interna), o que é chamado de despolarização.  Essa alteração se propaga na célula, no caso, da esquerda para direita. Este é o impulso nervoso. Depois, cátios K+ saem da célula, tornado o potencial da face interna da membrana novamente negativo, fenômeno chamado repolarização. . Observe novamente, na proxima figura, como a entrada de Na+  causa despolarização e a saída de K+ causa a repolarização.



Observe, a esquerda, que a entrada de sódio Na+  ao aumento do potencial de membrana no gráfico (despolarização) . Já a saída de K+ leva a redução do potencial de membrana (repolarização).
Na figura observe a despolarização (2, abertura de canais de sódio) causando o aumento do potencial de membrana e a repolarização (3, abertura de canais de potássio) levando a diminuição desse potencial.


Bainha de mielina

Neurônios podem ter axônios envolvidos por bainha de mielina, que aumenta a velocidade do impulso nervoso. A despolarização ocorre apenas nos locais não mielinizados, assim o impulso nervoso é saltatório em neurônios mielinizados.


Acima, figura monstrando o impulso nervoso saltatório.

A figura acima representa como a destruição da bainha de mielina leva à redução da velocidade do impulso nervoso.



A bainha de mielina é produzida quando células de Schwann envolvem o axônio, com mostrado na figura a seguir:



Transmissão do impulso nervoso


O axônio transmite o imlpuso nervoso para outras células através da liberação de sinais que são por isso chamados de neurotransmissores. Não há uma ligação morfológica entre neurônio e célula alvo,mas sim uma fenda chamada de sinapse. Os neurotransmissores  se ligam a receptores da  célula alvo, que são canais de sódio que nesse momento se abrem causando despolarização nessa célula.



Veja, no detalhe da figura acima, como o neurotransmissor causa a abertura do canal de sódio e, como isso a despolarização.


Para conhecer com mais detalhe como funcionam esses transportes de íons que levam ao impulso nervoso, clique AQUI.


SAIBA MAIS
Curso Por dentro e links para estudo
Controle Endócrino do Metabolismo
Sistema endócrino: comentários,  vídeos e listas de questões









Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você quer ver no blog da Sala BioQuímica?