quarta-feira, 15 de outubro de 2014

O que eu devo saber de embriologia para o vestibular?

A embriologia é tema que envolve outras ciências biológicas, como a Evolução, Zoologia, Morfologia e Fisiologia.

O estudante deve:

1)Reconhecer as fases embrionárias até a nêurula


 Zigoto, mórula, blástula, gástrula e nêurula são fases do desenvolvimento dos cordados. Estude no link:     Fecundação e embriogênese

2) Compreender as características próprias do desenvolvimento dos mamíferos

A divergência dos mamíferos se inicia na blástula, na qual já existe uma certa diferenciação celular entre trofoblasto ( que participará da formação da placenta) e embrioblasto ( que formará o embrião propriamente dito). 
Essa blástula dos mamíferos é chamada de blastocisto, e você pode  ler mais sobre no link: O blastocisto


3) Saber o que são e quais são os folhetos germinativos que ocorrem na gástrula, e quais tecidos eles originam


Ectoderma, Mesoderma e Endoderma surgem e definem a fase gástrula, e são deles que derivam os 4 tecidos animais. Leia mais em  A Formação dos 3 folhetos germinativos


4)Saber quais são as funções dos anexos embrionários


Saco vitelico (presente nos peixes e nos amniotas), âmnio, cório e alantóide (presentes apenas nos amniotas) são estruturas que derivam do embrião e dão suporte a ele. Suas funções variam entre os amniotas ovíparos e amniotas vivíparos (os mamíferos térios). Além de saber suas funções, os estudantes devem compreender como eles se apresentam em gêmeos uni e bivitelinos e a importância das biopsias do amnio (amniocentese)  e vilosidades coriônicas.
O vestibulando deve saber qual é a importância evolutiva do âmnio e placenta. E como a ausência, presença e o tipo de placenta agrupa os mamíferos em prototérios, metatérios e eutérios.

Leia mais em Anexos embrionários


5)Comparar o desenvolvimento embrionário entre animais


A embriologia comparada é uma evidência evolutiva que permite agrupar os animais conforme suas semelhanças embrionárias. Divergências embrionárias geralmente  sugerem divergências evolutivas. É por isso que são constantes na zoologia agrupamentos como:

.diblásticos e triblásticos
.triblásticos acelomados, pseudocelomados e celomados
.protostômios e deuterostômios
.esquizocelomados e enterocelomados
.cordados
.amniotas

Muitas dessas diferenças foram feitas nos links anteriores, quando definimos o desenvolvimento embrionário dos cordados em "Fecundação e embriogênese" , a blastulação dos mamíferos em "O blastocisto" e comparamos os Anexos embrionários

Estude, na aula "A origem e evolução dos deuterostômios", as diferenças entre protostômios e deuterostômios e os conceitos citados acima.

Prossiga o estudo zoológico nos links com vídeos:
Desenvolvimento dos tubarões e órgãos sensórios em peixes
Desenvolvimento dos marsupiais, audição e o salto do canguru

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você quer ver no blog da Sala BioQuímica?