quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Estudando Zoologia no blog

Para estudar zoologia, procure responder, para cada grupo animal estudado, as perguntas: 1) Qual é a característica que define o grupo? 2) Que característica que surgiu no grupo e foi compartilhada pelos grupos descendentes?  3)Qual é  a importância ecológica/econômica/médica dos representantes do grupo?  4)Como esse ser vivo funciona (como são os sitemas nervoso, digestório, circulatório,respiratório, excretor, reprodutor)?

Leia mais sobre isso  no texto "Como estudar zoologia e botânica para  o vestibular?" .

Sobre os grupos animais estude nos links:

Aula  em prezi A Origem e evolução dos deuterostômios mostra as características que surgiram nos protostômios até a formação dos deuterostômios, além de diferenciar os dois grupos e caracterizar panoramicamente equinodermas e cordados.

Aula em prezi A evolução dos cordados (em breve)



A Embriologia Comparada fornece evidência de parentesco entre os seres vivos, permitindo agrupamentos (diblásticos/triblásticos, acelomados/pseucelomados/celomados, esquizocelomados/enterocelomados, protostômios/deuterostômios, amniotas). Estude embriologia comparada nos links:
Fecundação e embriogênese: descrição breve das fases mórula, blástula e gástrula, além da divergência protostômios x deuterostômios.

O blastocisto : a blástula dos mamíferos tem características próprias, já que desta não apenas o embrião será formado, mas também parte da placenta. Ela é composta do trofoblasto e embrioblasto.

Formação dos 3 folhetos germinativos: Ectoderma, mesoderma e endoderma

Anexos embrionários: Saco vitelino, âmnio, alatóide, cório. Evolução, funções, ocorrência em gêmeos e biopsias.

Desenvolvimento embrionário do tubarão e órgãos sensórios: video e texto

Desenvolvimento do marsupiais, audição e salto do canguru: vídeo e texto

Aula  em prezi A Origem e evolução dos deuterostômios mostra as características que surgiram nos protostômios até a formação dos deuterostômios, além de diferenciar os dois grupos e caracterizar panoramicamente equinodermas e cordados.


temperatura influencia a vida dos animais. Seu aumento, com certos limites, leva ao aumento da atividade metabólica, por conta da ação enzimática. Assim, a  conquista de ambientes tem como limitante a temperatura. Os animais podem ser agrupados como ectotérmicos e endotérmicos (mamíferos e aves), sendo que esses últimos foram mais bem sucedidos na conquista de ambientes frios.

Estude o tema pelo índice:
Temperatura e seres vivos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você quer ver no blog da Sala BioQuímica?