segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Como estudar genética?

Genética é assunto garantido em qualquer vestibular e ENEM. Fazer questões, conhecer conceitos básicos, analisar heredogramas, dentre outras coisas, são  elementos para uma boa prova.  Coloquei alguns itens para você organizar seu estudo em genética. Alguns deles oferecem links para que você possa estudar no blog.


1.Questões
Estudar para o vestibular é fazer questões , muitas. Mas isso é especialmente verdadeiro para genética. Assim como a matemática, de pouco ou nada adianta assistir as aulas e não fazer questões de genética. Você pode imprimir no blog várias questões de genética e evolução neste link.

2.Conceitos 
Conheça  bem os conceitos básicos: recessivo/dominante/ausência de dominância, homozigoto/heterozigoto, gene/alelo/polialelos, cromossômicos autossômicos/sexuais e leis de Mendel. Existem dois tipos de ausência de dominância , a dominância incompleta e a codominância. Você deve conhecer a interpretação citogenética da 1a lei de Mendel  (ou seja: em qual meiose ocorre a segregação dos alelos?).

Sobre a 2a Lei de Mendel (que trata de mais de um gene) fique atento quando existir epistasia (um tipo de interação gênica), evento que interfere nas proporções fenotípicas esperadas. Saiba diferenciar interação gênica de pleiotropia.

Chamamos de Linkage quando dois genes estão no mesmo cromossomo e, por isso, não há segregação independente (ou seja, a 2a lei não se aplica). Apenas o crossing-over pode recombinar esses genes.

Leia mais esses conceitos nos links:
Linkage e mapeamento genético: quando a 2a lei de Mendel não se aplica
Genética molecular e o ENEM:Paranorama conceitual e análise de questões
Ausência de dominância: Codominância e dominância incompleta (em breve)
Analisando proporções fenotípicas (em breve)
Neomendelismo: quando Mendel encontra a meiose (em breve)


3.Heredograma
A análise de heredograma é quase onipresente nos vestibulares. Saiba avaliar o padrão de herança, ou seja, se ela é dominante ou recessiva, autossômica ou ligada ao sexo, restrita ao Y ou mitocondrial.

Leia mais no link
Chaves para interpretação de um heredograma (em breve)


4.Probabilidade
O cálculo de probabilidade é também frequente nos vestibulares e ENEM. Fique atento aos casos de redução de amostra e a probabilidades dependentes. Por exemplo, um filho RH+ de pais heterozigotos tem a probabilidade de 2/3 de ser heterozigoto ( e não 2/4!). E esses pais heterozigotos tem a probabilidade de 1/8 de ter uma filha RH- (1/4 x 1/2).

Leia mais no link:
Erros comuns no cálculo de probabilidade em genética (em breve)

5.ABO e RH
Os sistemas ABO e RH envolvem várias questões ou ligadas a transfusão sanguinea ou aos temas anteriores: análise de heredogramas e probabilidades dependentes. O sistema ABO é exemplo de alelos múltiplos (polialelia) e ausência de dominância (codominância). O sistema RH é fundamental para a compreensão da doença hemolítica do recém-nascido.

Leia mais no link
Bases biológicas para compreensão da doença hemolítica do recém-nascido (em breve)

6.DNA
Na genética molecular o estudante deve entender as duas propriedades do DNA que o permite ser a molécula da hereditariedade: transcrição e replicação. A transcrição é uma etapa necessária à tradução na síntese protéica. Já a replicação do DNA é fundamental para que ocorra posteriormente a divisão celular. Mutações na replicação podem alterar proteínas na síntese protéica.
Estude esse tema no link
Bases bioquímicas da hereditariedade.
Tecnologia do DNA recombinante (em breve)


7.Genética microbiana
A genética de procariotos é diferente da genética mendeliana,  já que procariotos são haplóides. As leis Mendelianas se aplicam, assim, a seres que fazem meiose (ou seja, eucariotos).  Mecanismos como transformação, conjugação e transdução permitem a recombinação nas bactérias.

A genética viral tem também características próprias. Existem virus de DNA (simples e duplo) e de RNA(simples e duplo). Entre os vírus de RNA existem aqueles de RNA fita positiva e os RNA fita negativa. Os ciclos do bacteriófago (lisogênico e lítico) devem ser conhecidos pois eles nos permitem a compreensão da ação dos vírus humanos, por exemplo.

8. Neodarwinismo
O estudante deve saber qual é a contribuição de Mendel para a compreensão da evolução.



Check list de temas de Genética
Para auxiliar na verificação dos seus estudos, listei aqui quase todos os temas de genética para o vestibular:

1)Conceitos básicos:recessivo/dominante/ausência de dominância, homozigoto/heterozigoto, gene/alelo/polialelos, cromossômicos autossômicos/sexuais, 1a e 2a Lei de Mendel
2)Ausência de dominância: codominância e dominância incompleta
3)segregação independente x Linkage . Crossing-over. 
4)Análise de heredograma e padrões de herança
5) herança mitocondrial
6)Inativação do cromossomo X (corpúsculo de Bahr)
7)Interação gênica: epistasia e herança quantitativa
8)interação gênica x pleiotropia
9) Experimentos em genética: A) Mendel, B) Merotomia (importância do núcleo) C) Meselson e Stahl  (replicação semiconservativa),D) Grifftih (transformação) , E) Hershey e Chase (DNA como molécula da hereditariedade), F) Chargaff (pareamento de nucleotídeos) G) Morgan (linkage).
10)Sistema ABO, RH, transfusão, tipagem sanguinea, Doença hemolítica do recém-nascido
11)Genética molecular e Tecnologia do DNA recombinante: replicação, transcrição e tradução. Endonucleases de restrição, DNA ligase e vetores de DNA.
12)Neodarwinismo. Herança por mistura x herança particulada.


Conheça o Curso Genética e Evolução da Sala BioQuímica, clicando AQUI (link com textos para estudo).








Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você quer ver no blog da Sala BioQuímica?