sábado, 24 de agosto de 2013

Transporte de seiva elaborada

O surgimento dos vasos condutores de seiva permitiu que as plantas alcançassem maior porte, característica importante na competição pela luz. Enquanto o xilema transporta seiva bruta (água e sais minerais) e floema transporta a seiva elaborada pela folha.


Figura 1 O xilema transporta água e sais minerais da raiz até as folhas e o floema transporta carboidratos até frutos e raizes.


O floema é um vaso mais externo que o xilema, composto de células vivas. Enquanto a folha é a fonte dessa seiva, raizes e frutos funcionam como drenos.  A água transportada pelo xilema é usada em parte pela folha para a fotossíntese. A glicose é ativamente bombeada do parênquima para o floema, tornando-o mais concentrado em soluto do que o xilema. Como consequência, a agua do xilema se desloca por osmose para o floema, produzindo neste ponto uma maior pressão. A água, assim, flui do ponto de maior pressão para o de menor pressão, o que determina o fluxo no floema. Acompanhe na figura:
 
Figura 2: A produção e o fluxo da seiva elaborada. Da esquerda para a direita: os carboidratos da folha são bombeados para o floema, o que estimula a vinda a água do xilema por osmose, determinando um ponto de alta pressão hídrica, que leva ao fluxo de seiva elaborada.

 
Figura 3: Da fonte ao dreno. Observe que o floema na folha tem elevada concentração de açúcar, o que estimula a entrada de água vinda do xilema por osmose. Isso determina o fluxo da fonte (folha) para os drenos ( raiz).

Efeitos do anelamento

O anelamento é uma técnica de retirada do floema. Quando feito no tronco central, ele leva à morte da raiz e, por consequencia, da planta. Já o anelamento em um galho permite a produção de frutos maiores e mais doces.
 
Figura 4: O anelamento prejudica o floema, mas não o xilema. O acúmulo de seiva elaborada  leva ao espessamento logo acima do anel.

 
 Figura 5: Um dos anelamentos, A ou B, resultou na morte da planta C. Qual dos dois?


 
Figura 6: o anelamento do galho permite a produção de frutos maiores e mais doces, já que esses recebem exclusivamente a seiva elaborada das folhas desse galho.


Clique AQUI para ler sobre Transporte de seixa bruta.

Leia mais sobre o tema em Geometria da vida: relação superfície/volume.

Conheça os cursos da Sala BioQuímica clicando AQUI.


Vídeo sobre o fluxo no floema:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você quer ver no blog da Sala BioQuímica?