sábado, 16 de janeiro de 2016

Integrando a preparação: ENEM e os outros vestibulares

por Prof. Fabio Dias Magalhães
(Biólogo pela UFMG e acadêmico de Medicina pela mesma universidade)

Discuto os temas desse post neste vídeo:


Preparar-se para o vestibular é,  fundamentalmente, fazer questões, muitas.  Mas quais questões fazer?

Dois erros  são muito comuns entre vestibulandos. O primeiro é se preparar apenas para o ENEM, fazendo apenas questões antigas do Exame Nacional do Ensino Médio ou outras, "tipo ENEM".  O outro erro é decidir-se por não fazer ou não se dedicar ao exame do MEC, e estudar apenas por questões de  vestibulares das faculdades com vestibular próprio (UERJ, UNICAMP,  UEMG e particulares, etc). O objetivo desse texto é tratar desses erros, propondo uma preparação integrada para esses vestibulares. Vamos começar pelo segundo.


Por que fazer o ENEM?

1) O ENEM é a principal porta de entrada para as universidades, sejam públicas, pelo SISU, ou particulares (como vestibular ou seleção de  bolsas via PROUNI). Não fazer a prova é  reduzir muito suas chances de aprovação.

2)As matérias do ENEM são também dos outros vestibulares, ou  seja,  os conteúdos do ensino médio.  As abordagens pode ser diferentes,  outros  temas podem existir,  mas o núcleo básico é o mesmo:o ensino médio.

Não se  prepare  apenas para o ENEM

Todo vestibular é composto de,  na sua maioria, questões antigas reformuladas e outras poucas  "inéditas" para aquele  vestibular,  Entretanto, se um item foi aparentemente novo para o vestibular de uma faculdade, geralmente não é de fato novo, pensando em vestibulares de outras faculdades. Assim, o  vestibulando que treina para a UERJ deve fazer as questões  antigas dessa  universidade, mas também resolver questões de universidades com UNICAMP e outras.

Assim, na preparação para o ENEM,  o vestibulando deve fazer questões antigas do exame, mas também questões de outras universidades, para não ter surpresas no dia da prova.  Deve-se levar ainda em conta que a cada ano o ENEM tem se aproximado dos vestibulares tradicionais.

Além da questão do conteúdo,  fazer outros vestibulares permite treinamento constante, reduz a  ansiedade sobre  o  ENEM ( que deixa de ser uma aposta única) e aumenta as chances de aprovação em alguma faculdade.


Integrando a preparação

Recapitulando:

Os temas do vestibular são, fundamentalmente, aqueles do ensino médio e, por isso, serão encontrados no Exame Nacional do Ensino Médio, representados no retangulo abaixo:



Entretanto, os vestibulares não-ENEM tem abordagens e  temas próprios. Por exemplo, respiração celular é dada com detalhes na UERJ. Mas perceba que TODOS os temas do ENEM estão incluídos nos outros vestibulares, como ecologia, parasitologia, etc:



Existe um fluxo entre os compartimentos, temas nunca antes abordados no ENEM,mas comuns  a outros vestibulares, podem ocorrer no primeiro.



Assim, o treino de questões deve integrar vários  tipos de vestibulares, e não ser apenas  específico. Treinos específicos, baseados apenas em questões antigas, são incompletos e não protegem os alunos de surpresas, de questões novas para aquela faculdade.

O vestibulando deve estudar por temas através de vários vestibulares. Por exemplo, estudar citologia e resolver questões de diversos vestibulares  sobre  esse assunto. É  a construção dessa base que fará a diferença na  aprovação. Isso se verifica na história da grande maioria dos aprovados em medicina, que geralmente  acumulam vitórias não em apenas em um vestibular, mas em vários,



Estudos de caso

Para mostrar a influencia de outros vestibulares sobre o ENEM, colei abaixo  2 conjuntos de questões, o primeiro sobre válvulas venosas e o segundo sobre o fluxo de proteínas em  organelas.

                                                                      1)Veias valvuladas

A)(FUVEST 2007) As figuras abaixo ilustram um experimento realizado por William Harvey, cientista inglês do século XVII, que desvendou aspectos importantes da circulação sanguínea humana. Harvey colocou um torniquete no braço de uma pessoa, o que fez certos vasos sanguíneos tornarem-se salientes e com pequenas protuberâncias globosas (Fig. 1). Ele pressionou um vaso em um ponto próximo a uma protuberância e deslizou o dedo em direção à mão (de O para H na Fig. 2) de modo a espremer o sangue. O vaso permaneceu vazio de sangue entre O e H, enquanto a pressão sobre esse último ponto foi mantida.
a) 1. Que vasos sanguíneos estão mostrados nos desenhos do experimento de Harvey? 2. Por que eles se tornaram salientes com a colocação do torniquete? b) Por que o vaso permaneceu vazio, entre a protuberância O e o ponto H, enquanto a pressão sobre esse último ponto foi mantida?


B)(Enem/2013) A imagem representa uma ilustração retirada do livro De Motu Cordis, de autoria do médico inglês William Harvey, que fez importantes contribuições para o entendimento do processo de circulação do sangue no corpo humano. No experimento ilustrado, Harvey, após aplicar um torniquete (A) no braço de um voluntário e esperar alguns vasos incharem, pressionava-os em um ponto (H). Mantendo o ponto pressionado, deslocava o conteúdo de sangue em direção ao cotovelo, percebendo que um trecho do vaso sanguíneo permanecia vazio após esse processo (H-O). 
Disponível em: www.answers.com. Acesso: 18 dez. 2012 (adaptado)
A demonstração de Harvey permite estabelecer a relação entre circulação sanguínea e 
A) pressão arterial
B) válvulas venosas
C) circulação linfática
D) contração cardíaca
E) transporte de gases








Respostas:
Questão UERJ
a) 1. Que vasos sanguíneos estão mostrados nos desenhos do experimento de Harvey?R: Veias
2. Por que eles se tornaram salientes com a colocação do torniquete?
R: Os vasos tornam-se salientes porque, neles, o torniquete impede o retorno do sangue venoso para o coração
 b) Por que o vaso permaneceu vazio, entre a protuberância O e o ponto H, enquanto a pressão sobre esse último ponto foi mantida?
R:  Uma válvula presente no ponto O impede o refluxo de sangue venoso até o ponto H. Por outro lado, enquanto houver pressão do dedo sobre o ponto H, o fluxo do sangue no sentido do coração permanecerá interrompido no trecho considerado.

Questão ENEM
 B) válvulas venosas
                                                               
Acima, válvula venosa. Elas impedem o refluxo sanguíneo.


2) Questões sobre trânsito de proteínas


A)(UERJ 2011) É possível marcar determinadas proteínas com um isótopo radioativo, a fim de rastrear sua passagem através da célula, desde a síntese até a secreção. O gráfico abaixo ilustra o rastreamento da passagem de uma proteína marcada radioativamente por três compartimentos celulares.

 Indique a sequência do percurso seguido por essa proteína através dos três compartimentos celulares citados e a função de cada um dos compartimentos durante o percurso.


B)(ENEM 2015) Muitos estudos de síntese e endereçamento de proteínas utilizam aminoácidos marcados radioativamente para acompanhar as proteínas, desde fases iniciais de sua produção até seu destino final. Esses ensaios foram muito empregados para estudo e caracterização de células secretoras. Após esses ensaios de radioatividade, qual gráfico representa a evolução temporal da produção de proteínas e sua localização em uma célula secretora?






A)Comentários da UERJ:
Nos ribossomos aderidos às membranas do retículo endoplasmático granular (REG), ocorre a síntese das proteínas. No início do rastreamento apresentado no gráfico, é neste compartimento que foram contados os maiores valores de radioatividade. O complexo golgiense (CG) recebe essas proteínas provenientes do REG e, por isso, é o compartimento seguinte a apresentar aumento na contagem de radioatividade, que, por sua vez, diminui no REG. Em seguida, o CG modifica, concentra e/ou empacota as proteínas e as encaminha, envolvidas em vesículas de secreção (VS), para fora da célula. Por isso, no gráfico, estes compartimentos são os últimos a terem a contagem de radioatividade aumentada. Quando as vesículas se aproximam da membrana plasmática, elas se fusionam com esta membrana, liberando sua carga, isto é, as proteínas.

B)Resposta questão ENEM: C



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