quinta-feira, 10 de abril de 2014

Aula de Virus

Por Fabio Dias Magalhães





Vírus são partículas que apresentam, no mínimo, material genético (DNA ou RNA), protegido por uma cápsula proteica (capsídeo) . Portanto são acelulares e não apresentam, por exemplo, ribossomos, estrutura em que ocorre a síntese proteica.   Duas características de um material genético são replicação e participação na síntese proteica.  Ou seja, os virus apresentam informação para replicação e síntese proteica, mas não apresentam condições, sozinhos, de replicar ou sintetizar proteinas. É por isso que eles são parasitas intracelulares obrigatórios: a produção de novos vírus depende do uso do maquinário de uma célula. Virus não têm metabolismo próprio.

Assim o estudo dos vírus deve responder às perguntas:

1)Como é a morfologia viral? O que é capsídeo? o que são virus envelopados?
2)O que permite aos vírus ser específicos para certa célula?
3)Quais são as fases da infecção viral?
4)Quais são as diferenças do ciclo lítico e lisogênico?
5)Como se diferenciam, quanto ao ciclo reprodutivo, vírus envelopados e não envelopados, e os vírus de DNA e RNA? O que caracteriza os retrovirus? O que são virus de fita RNA negativa  e fita RNA positiva?
6) Qual a importância dos virus?

Essas questões são tratadas na aula abaixo. Aperte play, aguarde o carregamento e bom estudo! Recomendo ver com tela cheia ( e facebook desligado!) Depois da aula, faça as questões propostas abaixo.
 


Questões sobre Genética Viral:

1.(UNIFESP-SP) No ano de 2009, o mundo foi alvo da pandemia provocada pelo vírus influenza A (H1N1), causando perdas econômicas, sociais e de vidas. O referido vírus possui, além de seus receptores protéicos, uma bicamada lipídica e um genoma constituído de 8 genes de RNA. Considerando: 1. a sequência inicial de RNA mensageiro referente a um dos genes deste vírus: 5’ AAAUGCGUUACGAAUGGUAUGCCUACUGAAU 3´
 responda:

 a) Qual será a sequência de aminoácidos que resultará da tradução da sequência inicial de RNA mensageiro, referente a um dos genes deste vírus indicada em 1?
b) Considerando os mecanismos de replicação do genoma viral, qual a principal diferença entre o vírus da gripe e o vírus que causa a AIDS?

2.UERJ- 1º EXAME QUALIF./2010) A gripe conhecida popularmente como gripe suína é causada por um vírusinfluenza A.
Esse tipo de vírus se caracteriza, dentre outros aspectos, por:
- ser formado por RNA de fita simples (-), incapaz de atuar como RNA mensageiro ou de sintetizar DNA nas células parasitadas;
- os RNA complementares do RNA viral poderem ser traduzidos em proteínas pelo aparelhamento celular.
Os esquemas a seguir apresentam um resumo de etapas dos processos de replicação de alguns dos vírus RNA, após penetrarem nas células.
Virus
O tipo de replicação encontrado no vírus infuenza A está representado no esquema de número:
a) I
b) II
c) III
d) IV

3.(UNIFAL/2008)  Os estudos sobre as formas de replicação dos vírus intensificaram-se nos últimos anos, objetivando encontrar meios mais eficientes de prevenção e tratamento de doenças virais nos seres humanos. Tais estudos têm demonstrado que existem diferentes tipos de vírus e diferentes formas de replicação. Os vírus de RNA de cadeia simples podem ser divididos em três tipos básicos, conhecidos como vírus de cadeia positiva, vírus de cadeia negativa e como retrovírus.
Com relação aos diferentes tipos de replicação dos vírus, analise as afirmativas abaixo.
I - Os retrovírus contêm cadeias simples de RNA, enzima transcriptase reversa e produzem DNA tendo como modelo o RNA viral.
II - Os vírus de cadeia negativa possuem RNA genômico com as mesmas seqüências de bases nitrogenadas dos RNA mensageiros (RNAm) formados. Dessa maneira, moléculas de RNA servem de modelo para a síntese de moléculas de RNA complementares à cadeia molde.
III - Os vírus de cadeia positiva possuem RNA genômico com seqüências de bases nitrogenadas complementares às dos RNAm formados. Desta maneira, moléculas de RNA servem de modelo para a síntese do RNAm.
IV - Os retrovírus contêm uma cadeia de RNA dupla hélice que serve de base para a transcrição do DNA necessário à replicação.
Marque a alternativa correta.
a) Somente II e III são corretas.
b) Somente IV é correta.
c) Somente I é correta.
d) Somente I, II e III são corretas.

4. (Uff) Cientistas da Universidade Estadual de Nova
York, EUA, sintetizaram o vírus da poliomielite. Foi o mais perto q ue se chegou de criar-se vida em laboratório, já que os vírus, embora tenham material genético e capacidade de se multiplicar como bactérias, plantas e seres humanos, não são
considerados organismos vivos. "Jornal do Brasil", Rio de Janeiro, 12 de jul. 200 2
Os seguintes esquemas simplificados sugerem alguns dos possíveis mecanismos que poderiamexplicar a multiplicação viral em uma célula:
Identifique o esquema que representa o mecanismo de multiplicação do vírus da AIDS:
a) esquema I
b) esquema II
c) esquema III
d) esquema IV
e) esquema V
5.(Ufrj) A figura a seguir mostra o ciclo de replicação do vírus HIV (um retrovirus).
Para o tratamento dos portadores de HIV administra-se um coquetel de medicamentos que, além do inibidor de transcriptase reversa, contém inibidores de proteases.

Explique de que forma os compostos inibidores de proteases possuem atividade terapêutica naquelesindivíduos portadores de vírus HIV.





RESPOSTAS
1.a) Não esqueça que há o códon de iniciação (AUG) e o códon de parada (UGA).
Logo, o peptídeo traduzido tem a sequência:
Metionina – Arginina – Tirosina – Ácido glutâmico – Triptofano – Tirosina– Alanina – Tirosina.
b) A replicação do vírus influenza A H1N1 envolve a enzima RNA-polimerase, que
realiza a replicação através dos RNAs virais. Já o HIV, por ser um retrovírus, utiliza a
enzima transcriptase reversa para gerar uma fita de DNA-viral, que se integra ao DNA
da célula hospedeira, e num dado momento passa a formar cópias do RNA-viral.
2b 3c 4d
5.Os inibidores de proteases impedem que estas enzimas clivem a poliproteína que contém várias enzimas e proteínas importantes para a síntese de novas partículas virais




QUADRO RESUMO  Genética Viral (clique para ampliação)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você quer ver no blog da Sala BioQuímica?