sábado, 14 de setembro de 2013

Fecundação e embriogênese

Resumo  

A fecundação é a união de gametas, formando um zigoto. Esse zigoto sofre divisões celulares formando a mórula (fase embrionária pluricelular compacta), que depois dá origem a blástula (fase que apresenta a cavidade blastocele). Migrações de células levam a blástula a se converter em gástrula ( que apresenta o intestino primitivo, o blastóporo e os 3 folhetos germinativos: ecto, meso e endoderma). Uma notocorda se forma no mesoderma, o que é característica exclusiva dos cordados. Essa notocorda induz a formação de um tubo neural no ectoderma, caracterizando a  fase da nêurula. Esse tubo neural dorsal também é exclusividade dos cordados. O anfioxo é um animal cordado que usaremos como modelo para cada uma dessas fases.

Figura 1: Fases da embriogênese. A.Zigoto (resultado da fecundação). B. Mórula (pluricelular e compacta). C.Blástula (com a cavidade blastocele). D.Gástrula (com o intestino primitivo). E.Nêurula ( com o tubo neural). 

Blastulação, Gastrulação  e Neurulação são, respectivamente, os processos de formação da blástula, gástrula e Nêurula.

A blastulação
A blastulação é caracterizada pela formação de blastocele, uma cavidade com líquido, representada abaixo. Nos mamíferos a fase blástula tem características próprias, e é chamada de blastocisto. Clique AQUI para ler mais sobre o blastocisto.
Figura 2. A blástula é dividida em blastoderme (camada de células) e blastocele (cavidade envolvida pela blastoderme).

A Gastrulação
A constante mitose das células, em especial no polo animal, onde se encontra menos vitelo, acaba por empurrar as células do polo vegetativo para dentro da blastocele, o que determina uma nova cavidade: o arquêntero (intestino primitivo). O blastóporo é o poro que comunica o arquêntero com o meio externo. Nesse momento, o embrião apresenta duas camadas de células, uma externa (ectoderme) e outra interna, que é a parede o intestino primitivo ( endoderme). 

Figura 3:A blástula é dividida em polo animal e polo vegetal, conforme distribuição do vitelo (material nutritivo). O polo animal apresenta menos vitelo e por isso suas mitoses são mais intensas. Isso acaba por empurrar o polo vegetal blastocele adentro. Essa invaginação forma o intestino primitivo, no qual sua parede é o endoderma e que se comunica pelo meio externo pelo blastóporo.

Figura 4 Blástula x gástrula: A esquerda, a blástula com a blastocele. Perceba que a blastocele é ocupada pelo endoderma na gástrula.

Figura 5: O destino do blastóporo: Nos protostômios, o blastóporo dá origem à boca, enquanto que nos deuterostômios, ele dá origem ao anus.


A neurulação

Forma-se no mesoderma a notocorda, que induz a formação, no ectoderma, do tubo neural. O ectoderma se diferencia em placa neural e invagina formando uma goteira neural, que se fecha, formando o tubo neural:


Figura 6: Ectoderma se diferencia em placa neural e posteriormente invagina em goteira neural

 Figura 7: A goteira neural se fecha formando o tubo neural.


A figura 7 dá a entender que o tubo neural se forma antes da notocorda, mas isso é por causa do corte do embrião realizado. De fato, a notocorda se forma antes, e é ela que induz a formação do tubo neural.


  
Figura 9: notocorda induz a formação do tubo neural


Por fim, na nêurula, identificamos as seguintes estruturas: o tubo neural ( que a caracteriza), notocorda, os 3 folhetos germinativos e o celoma.


 Figura 9: A nêurula.



Esse é o desenvolvimento embrionário do anfioxo, o animal aquático apresentado abaixo:

Veja, abaixo, o vídeo com o desenvolvimento deste animal:



Como dito, o desenvolvimento dos mamíferos apresenta características próprias. Leia, nos links abaixo, sobre o desenvolvimento embrionário dos mamíferos, assim como a importância dos 3 folhetos germinativos e outros temas relacionados:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você quer ver no blog da Sala BioQuímica?