domingo, 11 de setembro de 2011

Desenvolvimento do tubarão e órgãos sensórios em peixes

por Fabio Dias
Texto de apoio para o Curso Por Dentro

Aproveitaremos o vídeo abaixo para comentar sobre órgãos sensórios dos peixes e outros temas.Assista e depois leia os comentários.

Como visto, o tubarão é um peixe cartilaginoso. Ou seja, não ocorre nesse animal a ossificação, processo que surgiu nos peixes ósseos e se manteve nos seus ancestrais.
Os tubarões apresentam claspers, estrutura que permitem a fixação na fecundação:

Vamos rever um pouco sobre sistema sensório e  tegumento de peixes.

Sentindo o ambiente: Linha Lateral e Ampolas de Lorenzini

A Linha Lateral

A linha lateral é um órgão sensório de peixes que permite detectar movimentos da água. Nessa linha existem poros, nos quais são encontrados células sensórias ciliadas chamadas de neuromastos, que percebem o movimento da água.



Perceba que entre as escamas existem poros, na linha lateral. Nesses poros ocorrem os neuromastos, células associadas a neurônios aferentes.



Ampolas de Lorenzini

As ampolas de Lorenzini, encontradas na parte mais anterior do tubarão, permitem que o animal perceba  campos elétricos. A figura abaixo representa tanto a linha lateral como as ampolas de Lorenzini.


Controlando a flutuabilidade: produção de lipídios e bexiga natatória
Produção de lipídios
Como vimos no vídeo, os tubarões controlam sua flutuabilidade pela produção de lipidios no fígado.  

Bexiga natatória
Ausente no tubarão, a bexiga natatória ocorre nos peixes ósseos e permite controle da densidade total. Quando cheia de ar, a densidade do peixe é reduzida. Com esse aumento do volume, mais água é deslocada e maior é o empuxo sobre o animal. Dessa forma, o peixe ósseo pode controlar o nível de sua profundidade da água através do enchimento ou esvaziamento da bexiga natatória.



Dentes e escamas
A produção de dentes e escamas no tubarão é contínua, sendo essas estruturas no animal muito parecidas. Inclusive a escama do tubarão ( chamada de escama placóide) apresenta na sua constituição dentina.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você quer ver no blog da Sala BioQuímica?