domingo, 9 de maio de 2010

Evolução: a resposta da biologia à pergunta da diversidade

por Fabio Dias Magalhães





Bactérias. Levando em conta a explicação darwinista, o antibiótico pode transformar uma bactéria sensível em uma bactéria resistente?



Qual seria a explicação para existência da grande biodiversidade planetária?

Plantas, bactérias, protozoários, animais, fungos...de onde vieram?
Eles sempre existiram ou se modificaram ao longo do tempo?
Vamos chamar essa de a “questão da biodiversidade” (não é tema aqui a origem da vida, mas a origem da diversidade da vida)

Podemos sintetizar as respostas a essas perguntas em duas: Ou a biodiversidade sempre existiu como hoje (Fixismo) OU A biodiversidade se modificou com o tempo (Transformacionismo ou Evolucionismo).

O Fixismo foi adotado por grande parte das igrejas cristãs, sendo revestido pelo significado da criação. A Divindade criou as espécies e essas permaneceram as mesmas até hoje ( Criacionismo/Fixismo). Já a Ciência adotou a segunda resposta, por se fundamentar em certas evidências.


 O objetivo do estudante que visa o ENEM e vestibulares é compreender essa resposta da ciência para a biodiversidade.


Resolvendo uma questão do ENEM sobre Evolução


(ENEM 2005) As cobras estão entre os animais peçonhentos que mais causam acidentes no Brasil, principalmente na área rural. As cascavéis (Crotalus), apesar de extremamente venenosas, são cobras que, em relação a outras espécies, causam poucos acidentes a humanos. Isso se deve ao ruído de seu “chocalho”, que faz com que suas vítimas percebam sua presença e as evitem. Esses animais só atacam os seres humanos para sua defesa e se alimentam de pequenos roedores e aves. Apesar disso, elas têm sido caçadas continuamente, por serem facilmente detectadas.
Ultimamente os cientistas observaram que essas cobras têm ficado mais silenciosas, o que passa a ser um
problema, pois, se as pessoas não as percebem, aumentam os riscos de acidentes.
A explicação darwinista para o fato de a cascavel estar ficando mais silenciosa é que
Entre aqueles que admitiram a capacidade de transformação dos seres vivos ao longo do tempo, podemos citar dois autores: Lamarck e Darwin. Antes de comentarmos sobre eles, procure resolver a questão que se segue:

(A) a necessidade de não ser descoberta e morta mudou seu comportamento.
(B) as alterações no seu código genético surgiram para aperfeiçoá-la.
(C) as mutações sucessivas foram acontecendo para que ela pudesse adaptar-se.
(D) as variedades mais silenciosas foram selecionadas positivamente.
(E) as variedades sofreram mutações para se adaptarem à presença de seres humanos


RESOLUÇÃO
Dentre as alternativas, percebemos um certo padrão. As letras A,B,C e E dizem a mesma coisa, que a necessidade produziu a característica, ou seja, que a adaptação surgiu para que o indivíduo se adaptasse. UTILIZE ESSA COMPARAÇÃO DE LETRAS PARA AVALIAR E RESPONDER ÀS QUESTÕES DA PROVA. Ora, provavelmente a letra correta é aquela fora desse padrão, aquela que fala algo diferente, a letra D. As letras A,B e C referem-se a uma interpretação lamarckista, enquanto apenas a letra D apresenta uma explicação darwinista para o fenômeno.

As interpretações lamarckista e darwinista admitem que as espécies podem se modificar. Mas, apesar disso em comum, apresentam explicações diferentes para essa modificação.

Vamos diferenciar os dois pensamentos:

Lamarck, uso e desuso e transmissão de caracteres adquiridos

Para Lamarck, existiam duas leis: A) a lei do uso e desuso: as características vantajosas se desenvolvem e as não vantajosas (não utilizadas) se reduziriam. B)Lei da transmissão dos caracteres adquiridos: as modificações adquiridas pela necessidade são transferidas à prole.

 Assim , um peixe cego em uma caverna perdeu a visão porque não necessitava dela e as cascavéis se tornariam silenciosas para se adaptarem a certa situação. A variedade surgiria para a adaptação.

 PORÉM Essa interpretação da origem da adaptação NÃO é aceita pela ciência, já que, por exemplo: 1) Se a necessidade produz adaptação, não haveriam extinções. Ou, ainda, um cego enxergaria por causa da sua necessidade de enxergar; 2) Nem toda modificação é transmitida aos filhos, apenas aquelas que ocorrem nas células da linhagem reprodutiva. Alguém que perde um braço ou se torna musculoso não transmite essas características a seus filhos (essas modificações ocorreram nas células somáticas).


A Resposta Darwinista

A explicação aceita academicamente é a Darwinista: Os indivíduos estão em uma constante luta pela sobrevivência, vencem aqueles que são os mais aptos. Essa é a tese da seleção natural. Segundo essa explicação, a cascavel mais apta seria aquela silenciosa, sendo selecionada positivamente, ou seja, sobrevivendo. As mais “barulhentas” são menos aptas,pois são mais facilmente localizadas e mortas. A adaptação pre-existe, ou seja, ela não é criada pela necessidade. Se o indivíduo apresenta uma adaptação ele sobrevive.

O que a resposta de Darwin não respondeu

A seleção natural é, assim um importante fator evolutivo, mas não explica a fonte de diversidade. Os conhecimentos que permitiram esse entendimento são posteriores a Charles Darwin.

Hoje se sabe que a mutação é a fonte primária da diversidade.Esse processo é aletatório, ou seja, não direcionado pela necessidade, um erro raro na duplicação do DNA, que pode ser desvantajoso, neutro ou vantajoso.

Modificações no DNA podem levar a modificações nas proteínas, alterando características das células e, por consequência,  nos indivíduos.

Além da mutação, a segregação independente dos genes e a permutação são eventos que recombinam os genes produzidos pela mutação. Você, por exemplo, representa uma nova combinação dos genes dos seus pais.

Assim, mutação e recombinação são eventos relacionados à ampliação da biodiversidade, sobre a qual atuará a seleção natural. Essa é a Teoria Sintética ou Neodarwinismo, que considera as teses de Darwin e os conhecimentos atuais de genética.


Fatores e Evidências Evolutivas

Além da mutação, recombinação e seleção natural, podemos citar como fatores evolutivos a deriva gênica, a migração, o isolamento geográfico e o isolamento reprodutivo.
Assim, fatores evolutivos são processos que permitem a evolução, ou seja, descendencia com modificação.


Já evidência evolutiva são características que permitem, como o próprio nome diz,evidenciar o parentesco de organismos.
São evidências da evolução:
.a morfologia comparada entre organismos atuais e entre esses e os já extintos, através do estudo de fósseis pela Paleontologia aliada a datação radiométrica.
.a bioquímica comparada: semelhança de proteínas, por exemplo, ou o DNA como molécula da hereditariedade em todos os organismos.
.O código genético universal
Essas evidências mostram que existem certas homologias entre os organismos, demonstrando parentesco evolutivo, ou seja, que esses tem um ancestral comum.



Retornando a nossa pergunta do início:
O antibiótico pode transformar uma bactéria sensível em uma bactéria resistente?



Sobre isso veja o vídeo abaixo:


A resposta biológica à questão da biodiversidade



2 comentários:

  1. Boa Tarde Fabio !!! Desculpe-me por segunda feira nao tinha condiçoes de ir ...Beijoss

    ResponderExcluir

O que você quer ver no blog da Sala BioQuímica?